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A COPA DO MUNDO É NOSSA!

A COPA DO MUNDO É NOSSA!

A Copa do Mundo no Brasil está chegando, e muitas pessoas estão ansiosas para ver os jogos. Mesmo durante os jogos é preciso ter cuidado na hora de se alimentar, e isso vale para quem prefere ficar no conforto de casa ou para quer torcer de pertinho nos estádios.

Para que vai aproveitar toda emoção e adrenalina de ver os jogos nos estádios é bom ficar atento:

– Muita atenção com as comidas oferecidas em torno dos estádios, a comida oferecida nas ruas nem sempre pode estar em bom estado de produção e conservação, assim o cuidado é fundamental para evitar doenças. É importante observar a forma de preparo e principalmente com o acondicionamento e disposição dos alimentos antes de consumi-los:

  • Observar os utensílios (se estão em bom estado e limpos)
  • Se o vendedor está usando algum tipo de acessório ou se tem ferimentos nas mãos
  • Se as unhas estão curtas e visivelmente limpas
  • Cabelo preso, utilização de toucas e ausência de barba
  • Se o vendedor manipula alimento e dinheiro ao mesmo tempo (mesmo com luvas), sem lavagem das mãos
  • Se existe um ponto de água potável próximo
  • Se as superfícies onde são manipulados os alimentos estão limpas
  • Se o armazenamento dos alimentos ocorre sobre temperatura controlada (exemplo: o molho do cachorro quente deve estar sempre aquecido, enquanto os frios, saladas e frutas sempre sobre refrigeração);

Quem vai assistir aos jogos em casa, uma boa opção é preparar petiscos saudáveis e rápidos de fazer, e assim tentar manter uma alimentação saudável também nos dias de festa:

– Algumas opções práticas e saudáveis:

  • Bruschetas: podem ser feitas com pão integral, azeite de oliva, tomate, ervas e queijo magro (cottage, ricota, minas frescal).
  • Bolinhos: podem ser feitos assados.
  • Batata chips: em vez de fritar as batatas podemos corta-las em rodelas bem finas e assar com um pouco de azeite, sal e ervas. O mesmo pode ser feito com a batata doce ou batata baroa.
  • Espetinhos: esses são uma ótima pedida. Escolha uma carne magra e procure retirar bem as aparas. O ideal é fazer um espetinho misto, utilizando também o frango e legumes (tomate cereja, pimentão, cebola, brócolis).
  • Quibe de forno: é uma opção saborosa e substitui bem o quibe frito, pode ser feito com recheio de ricota.

Sobre Daniela Brige Lacerda

Daniela Brige é Nutricionista (CRN5 - 3993) graduada pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional. Tem ampla experiencia em atendimento nutricional com foco no tratamento de diversas patologias, no emagrecimento e acompanhamento a praticantes de atividade física. Faz atendimento personalizado em domicílio. Contato: danielabrige.nutri@gmail.com / (71) 9188-3606