ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Você está aqui: Capa / NUTRIÇÃO / Comece aderir a campanha você também: Não jogue fora a gema do ovo!
Comece aderir a campanha você também: Não jogue fora a gema do ovo!

Comece aderir a campanha você também: Não jogue fora a gema do ovo!

O ovo foi por muito tempo o vilão das dietas por acreditar que ele contribuía para o aumento dos níveis de colesterol. Hoje, apesar de diversos estudos mostrarem os benefícios da gema para nossa saúde, muitos ainda a desprezam por ser calórica!

É ai começam os erros quando se fala em nutrição, não dieta, nutrição. Nutrir, abastecer seu organismo de substâncias benéficas, elementos essenciais para a realização de todas as nossas funções orgânicas. Se pensarmos apenas em calorias estaremos deixando de abastecer nosso corpo de vitamina E que é um poderoso antioxidante, de colina que auxilia na memória e na função cognitiva, de beta caroteno que tem forte ação na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.

E ai? Ainda vai continuar jogando pelo ralo saúde e nutrição?

O ovo é super importante para a prática esportiva também, a clara, que é também muito importante, mas é so mais um fonte de proteína (no caso albumina), enquanto que:

  • A colina também ajuda nosso organismo a produzir a acetilcolina, um importante neurotransmissor responsável por nossa contração muscular e com inúmeros benefícios quando associado ao exercício;
  • A vitamina E por ser antioxidante minimiza os efeitos dos radicais livres produzidos pelo exercício;
  • E muitos estudos mostram o aumento do HDL (colesterol bom), com o consumo do ovo, e assim você potencializa essa ação com a prática da atividade física.

Veja com seu nutricionista a quantidade ideal que você pode consumir, e tente sempre fazer a gema nem muito mole (por conta dos riscos de contaminação) e nem muito dura (pois perdemos um pouco da colina). O cozimento ideal é por 7min.

Sobre Daniela Brige Lacerda

Daniela Brige é Nutricionista (CRN5 - 3993) graduada pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional. Tem ampla experiencia em atendimento nutricional com foco no tratamento de diversas patologias, no emagrecimento e acompanhamento a praticantes de atividade física. Faz atendimento personalizado em domicílio. Contato: danielabrige.nutri@gmail.com / (71) 9188-3606