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Comer engorda?

Comer engorda?

Que tal aproveitar o feriado do Carnaval para aliviar o estresse? Sabia que ele pode interferir no rendimento do seu treino e até mesmo no seu peso?

O estresse nada mais é do que uma resposta do nosso corpo à uma exigência externa ou interna, podendo ser causado por fatores físicos, emocionais, psicológicos, ambientais, infecciosos e até por uma combinação de vários desses fatores.

Hoje em dia, o estresse deixou de ser uma reação do organismo a situações extremas e passou a ser crônico, como consequência, tem-se a liberação exagerada de hormônio como o cortisol.

O Cortisol é o principal hormônio liberado no estresse. Ele está envolvido no acúmulo de gordura abdominal, aumento da compulsão por doces, retenção de líquidos, baixa energia, irritabilidade, hiperglicemia e fraqueza.

Alguns alimentos e substâncias como a cafeína e o sal em excesso, gordura saturada, e os doces, podem contribuir para agravar a situação de estresse no organismo. Uma vez associados a uma dieta pobre em nutrientes, essa situação se torna ainda mais grave, assim equilibrar a dieta pode ajudar a reduzir os efeitos do estresse no organismo.

– ARROZ E GRÃO INTEGRAIS – auxilia na síntese de serotonina, melhorando o humor e aliviando o estresse, vai ser importante para os momentos de estudo intenso.

– ALHO: ajuda na eliminação de toxinas do organismo melhorando o fluxo de hormônios, o estresse e o humor. Tem atividade antibiótica, antifúngica, antiviral, provoca melhora da pressão arterial e colesterol.

– CHÁS: Nutrem o sistema nervoso e glandular. Camomila, erva-sidreira, ginseng, alcaçuz, valeriana e maracujá.

– CASTANHAS E AMÊNDOAS: São ricas em magnésio, super importante para o funcionamento da glândula responsável por lidar com o estresse. Baixos níveis do mineral se manifestam com tensão nervosa, ansiedade, irritabilidade e insônia.

– SEMENTE DE GERGELIM: ricas em zinco, elemento importante para a produção de serotonina. A necessidade por zinco aumenta em momentos de tensão!

– AVEIA: rica em fibras solúveis que controla o aumento do açúcar no sangue, melhora a concentração e controla dores de cabeça.

Sobre Daniela Brige Lacerda

Daniela Brige é Nutricionista (CRN5 - 3993) graduada pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Nutrição Clínica Funcional e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional. Tem ampla experiencia em atendimento nutricional com foco no tratamento de diversas patologias, no emagrecimento e acompanhamento a praticantes de atividade física. Faz atendimento personalizado em domicílio. Contato: danielabrige.nutri@gmail.com / (71) 9188-3606